domingo, 4 de agosto de 2013

Cronograma Capilar

Olá, tudo bem? Eu sou Monique Lourenzo e esse é meu primeiro post aqui no Trocando Feminices, hoje vou falar com vocês sobre um tratamento capilar que salvou meus cabelos quimicamente tratados, esse tratamento é chamado de Cronograma Capilar que trata-se de uma rotina de cuidados que estabelece dias da semana para esses cuidados que deve seguir uma sequência que consiste basicamente em três etapas, que são: Hidratar, Nutrir e Reconstruir. Existe vídeos, postagens em blogs, sites e grupos no Facebook que falam sobre o assunto.
Antes de conhecer o cronograma capilar eu comprava qualquer máscara de tratamento, aplicava uma vez na semana, as vezes o cabelo ficava bonito na hora e depois voltava a ficar sem vida e eu achava que as máscaras não davam o resultado que prometiam. 
O cronograma pode ser feito por todos os tipos de cabelos adaptando o cronograma de acordo com a necessidade dos fios, pode ser feito em casa e com produtos que se enquadram na sua possibilidade.


Primeiro passo: antes de começar o cronograma você precisa saber do que seu fio de cabelo precisa, então o primeiro passo é fazer um teste para saber o que mais seu cabelo precisa se é de hidratação (é a reposição de água, que perdemos ao longo do dia. Componentes - Panthenol, Bepantol, Aloe Vera, Extratos Vegetais, Vitaminas e afins) nutrição (que é a devolução da oleosidade natural dos fios. Componentes - Óleos vegetais, Manteiga, Ceramidas e afins.) ou reconstrução(é a reposição de proteínas. Componentes - Queratinas, Cisteína, prolina, arginina, colágeno).

Primeiro você vai pega um fio de cabelo do topo da cabeça, estes são os fios mais sensibilizados, enrole as pontas do fio em seus dedos indicadores de cada mão como um fio dental e puxe de leve mas até arrebentar.

1º caso: Você mal puxa o cabelo e ele se quebra, sem nenhuma elasticidade e força! Seu cabelo está extremamente seco, precisa de muita hidratação!
2° caso: Você puxa e o fio estica e não volta ao estado normal igual a um chiclé, e se arrebenta. Seu fio precisa de reconstrução, pois perdeu proteínas.
3°caso: Você puxa o fio, ele está endurecido resistente porém sem elasticidade e acaba quebrando. Este fio precisa de Hidratação e Nutrição, menos a Reconstrução.
4° caso: Você puxa o fio, ele tem elasticidade, porém quando puxa, ele volta a sua forma original e resiste a quebra, só forçando muito a puxada para ele se romper! Parabéns! Você tem sorte, tem um fio de cabelo saudável!

Segundo Passo: Separar os produtos para cada etapa. O Cronograma consiste em identificar em que etapa as máscaras se classifica, se é hidratação, nutrição ou reconstrução, você vai saber isso pelos componentes ou pelos seus resultados. Vou fazer um post Como classificar as máscaras para cada etapa do Cronograma, mas resumindo uma máscara hidratante tem como componentes principais extratos de naturais (frutas, ervas), glicerina, D-Pantenol, vitaminas, entre outros. Nutrição tem como componentes principais óleos e manteigas. Reconstrução tem como componentes principais queratina, colágeno, aminoácidos e proteínas (do leite, do trigo, etc). 

Terceiro Passo: Colocar em prática. O Cronograma Clássico que dura um mês, e é feito da seguinte forma, na primeira semana você vai usar três dias intercalados da semana, exemplo, se você começar seu cronograma na terça, então a sua próxima etapa será na quinta e depois no sábado. No primeiro dia da primeira semana de cronograma (no caso terça) você vai fazer uma hidratação, no segundo dia (no caso quinta) hidratação novamente, e no terceiro dia (no caso sabadão) uma nutrição. A segunda semana é igual a primeira, acrescentando umectação na etapa da nutrição. A terceira semana será igual a primeira. E a quarta semana o primeiro e segundo dia será a hidratação e o terceiro dia para finalizar o cronograma a Reconstrução.
Depois de testar o cronograma clássico decide adaptar ele, com as necessidades dos meus fios, agora vou explicar aqui pra vocês.

Sigo a sequência do cronograma clássico, mas acrescento em todas as etapas umectação, uso shampoo e condicionador especifico para cada etapa, e sempre uso condicionador depois da máscara de tratamento.

Eu faço assim: Primeiro faço uma pré-lavagem que é na realidade uma umectação. Com os cabelos secos, não lavo, passo algum óleo vegetal nos fios, tenho preferência pelo óleo de coco, não tenho problemas de oleosidade no couro cabeludo, então passo nele e massageio. Se você tiver o couro cabeludo oleoso passe o óleo apenas no comprimento do cabelo. Deixo agir de 10 minutos à 5 horas e lavo o cabelo com shampoo hidratante (shampoo leitoso) se estiver na etapa da hidratação, shampoo nutritivo (shampoo perolado) se estiver na etapa da nutrição e shampoo anti-resíduos ou transparente se for a etapa da reconstrução. Depois aplico a máscara deixo agir de acordo com a recomendação do fabricante, retiro e aplico o condicionador da mesma linha do shampoo. Farei um post com os produtos que uso. Obrigada por ler... Beijos! <3

3 comentários:

  1. Adorei a dica, nunca me preocupei com esses tipos de shampoo, estou seguindo seu blog, bjs

    http://angelimcosmeticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ritinha por ler e estou seguindo seu blog, bjos!

      Excluir
  2. Olá! Gostei do seu blog, e estou seguindo, te aguardo no meu
    http://gospelcards.blogspot.com.br/
    bjs...

    ResponderExcluir